Mostra Casa Saudável – HBC

Mostra Casa Saudável – HBC

Comercial

E aqui segue o projeto de Quarto com Home Office, que criamos para a Mostra Casa Saudável, organizada pelo Healthy Building Certificate (@hbcertificate) e estava aberta ao público até 07 de novembro de 2021. A mostra trouxe benefícios tanto para quem estava desenvolvendo um projeto, como para quem foi vivenciar o espaço projetado.

Por conta da pandemia, a busca por um ambiente saudável é um assunto super atual, afinal todos estão em busca de trabalhar e morar em espaços melhores, que refletirão diretamente na saúde e na qualidade de vida de todos. Aqui, realizamos adaptações fundamentais no que diz respeito à escolha dos materiais construtivos, na questão elétrica e na seleção de revestimentos que contextualizem, na prática, o conceito de um morar saudável.

Tanto a concepção como os produtos empregados no Quarto com Home Office foram avaliados e aprovados pelo @hbcertificate, que tem total preocupação com a saúde e qualidade de vida, assim como a preservação do meio ambiente. Um dos exemplos são os revestimentos cerâmicos, que lembram os bricks, da Cerâmica Atlas (@ceramicaatlas). A empresa reutiliza água na sua fábrica e alguns de seus produtos também reaproveitam matéria-prima que seria descartada. Já o piso de madeira não contém resina nem nenhuma cola de fixação feita com componente cancerígeno.

No nosso Quarto com Home Office, da mostra Casa Saudável, a estante é executada com estrutura metálica proveniente de sobras de obras – uma composição de materiais que virariam entulho, mas puderam ser reaproveitados após o processo de reciclagem.

Outra boa ideia do nosso ambiente da mostra Casa Saudável é a mesa do home office. Para o espaço de trabalho optamos por uma mesa com regulagem de altura, dessa forma, quem for usá-la não precisa só ficar sentado, mas também pode alternar a posição, trabalhando um pouco de pé, por exemplo, a fim de melhorar a circulação sanguínea do corpo. Um pufe para a leitura, com luminária para relaxar após o trabalho, também ganhou espaço na decoração.

Na varanda do projeto, há espaço para plantinhas comestíveis e uma mini horta. Além disso, os vasos da área externa são da empresa VASART (@vasart_oficial), que utiliza 50% de material reciclado com base nos princípios da Economia Circular, retirando toneladas de lixo de nosso planeta.

Prezamos na posposta pelo cuidado para que nenhuma tomada ou infraestrutura de elétrica contornasse a cama, evitando assim a geração de um campo eletromagnético enquanto o morador dorme, fato que pode prejudicar o sono e até mesmo gerar um problema de saúde. Seguindo esse pensamento, todos os cabos de iluminação foram executados com cabos de rede, formando um campo eletromagnético menor do que o tradicional cabo de cobre. E, assim, tudo leva a um melhor descanso e sensação de relaxamento.

O aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, a presença da vegetação (a natureza fazendo cada vez mais parte dos nossos projetos) foram itens fundamentais neste projeto. No nosso ambiente da mostra, o cantinho perto da janela, que tem essa iluminação natural abundante, a casinha do cachorro não poderia faltar. A natureza marca presença não só na área externa, como na fotografia sobre a parede de cimento queimado.

Bruno Moraes é um profissional HBC PRO, assim como outros colaboradores de sua equipe, que também tem a certificação para assinarem projetos saudáveis. O arquiteto ressalta a importância desse tipo de formação, uma vez que, por meio do conhecimento sobre como realizar edificações saudáveis, os projetos executados pelo escritório refletirão positivamente na saúde, autoestima e no convívio familiar.

  • Fotógrafos: Luiz Gomes de Souza e Beto Lima
  • Metragem:30 m²
  • Local: Pinheiros - SP
  • Projeto:Bruno Moraes Arquitetura
  • Obra:Bruno Moraes Arquitetura