Apartamento Vila Mariana

Apartamento Vila Mariana

Residencial

Com 94 m², este apartamento antigo, localizado na Zona Sul de SP, passou por uma transformação radical para se adequar às necessidades e ao estilo dos moradores. Logo de início, a ideia foi integrar a sala de estar com a varanda, como se fosse de uma casa com quintal. Na sala, os móveis escuros se sobressaíram e proporcionaram uma sensação de conforto.

A iluminação natural costuma trazer um ar leve e harmônico. Então, para contribuir com esse aspecto, nosso escritório investiu em uma iluminação difusa, no centro da sala, através de um trilho com spots. O resultado foi um espaço intimista, já que a luz indireta rebate sobre a superfície e se espalha pelo espaço de maneira suave.

Para a estética industrial, que foi muito utilizada no apartamento, é imprescindível o uso de serralheria, iluminação e concreto aparentes, remetendo aos antigos galpões. Aqui, tudo isso ajuda a compor o mood da área social, que recebeu ainda o toque da madeira, presente no móvel sob medida desenhado pelo nosso escritório – ele organiza os eletrônicos, ‘encaixa’ a adega e ainda camufla a cervejeira com as portas de correr. A TV está fixada diretamente na parede sem nenhum fio aparente porque, durante a obra, conduítes foram embutidos na alvenaria, por onde passa a fiação que fica escondida.

Como o apartamento da Vila Mariana era antigo e não foi planejado para ter ar-condicionado, um dos cantos assimétricos da varanda foi explorado para embutir a condensadora. Ela fica dentro de uma caixa de vidro, envelopada pela marcenaria. Dessa forma, o equipamento fica protegido, mas sem interferir na estética.

Na repaginação do apartamento ocorreu a demolição da parede que dividia a cozinha da sala de jantar. Os ambientes foram integrados com o uso de diversos elementos do conceito industrial e retrô, como a parede de tijolinhos, os pendentes com fiação aparente, a lousa de giz e o cimento queimado no teto.

Como a cozinha ficou totalmente aberta para a área social, além da marcenaria cinza, a escolha foi pela laca azul para compor os armários superiores. O backsplash de cerâmica branca assumiu um pano de fundo perfeito para o restante do espaço, reforçando o aspecto retrô e espalhando luminosidade.

Na sala de jantar, como a iluminação geral produz uma pequena quantidade de luz, a aposta foi em três pendentes com maior foco sobre a mesa - todos com a mesma linguagem visual e que conversam com o restante do décor industrial. No complemento, ainda foram adicionamos spots no entorno da mesa. Essa solução, não só neutralizou a iluminação, como também destacou determinados locais.

O lavabo do apartamento também foi totalmente transformado.
Em um décor autêntico, houve a execução de uma meia parede com tijolinhos à vista, deixando um espaço em branco para os moradores colocarem uma linda obra de arte.

No projeto original, o home office era, na verdade, um quartinho de serviço. Então, para atender uma das necessidades do cliente - a de poder trabalhar em casa - uma parede foi demolida, que então foi aberta para o corredor ao lado da sala de estar e, finalmente fechada com efeito ripado.

O quarto do casal também recebeu ideias interessantes, como o envelopamento feito na maior parte do guarda-roupa. Essa foi uma das soluções econômicas que gerou um resultado prático em relação ao visual do ambiente.

Já o quarto da filha adolescente recebeu uma penteadeira. Nesse caso, ela adora o universo da maquiagem e, sempre que possível, grava tutoriais para subir nas redes sociais. Na marcenaria personalizada foram inseridos dois gavetões com divisórias para garantir mais organização. Para a jovem desfrutar dos momentos de autocuidado, também foi inserido um espelho camarim, que oferece uma iluminação adequada.

Em um dos banheiros, uma alteração necessária foi o posicionamento do box. No novo layout foi possível ampliar a área úmida sem perder a boa circulação do cômodo. Dentro dele, o revestimento geométrico contrapôs aqueles clássicos banheiros brancos e, trouxe, um ar mais alegre ao ambiente.

Na área do banheiro, que normalmente é sempre revestido com tons claros que acabam ‘esfriando’ o clima do espaço, um item foi pensado para que pudesse, de alguma forma, aquecer o ambiente. As paredes mais escuras na zona do box foram revestidas com um porcelanato com visual de madeira.

Fornecedores:
Marcenaria – Empire Móveis
Iluminação: Armazém da Luz
Assoalho: Grupo Indusparquet
Painel da cabeceira: Casa vestida
Decoração: Lardeco
Soluções para o banheiro: Sanitrit Brasil
Porcelanato: Portobello Alto da Lapa

  • Fotógrafo:Luis Gomes
  • Local:Vila Mariana
  • Metragem:94 m²
  • Obra:BMA Studio
  • Projeto:BMA Studio