A planta aberta deste apartamento duplex de 135m², com todos os ambientes conectados, possibilita uma entrada maravilhosa de luz natural, valorizando cada área. As soluções de marcenaria adotadas resolvem várias questões, desde o móvel da TV até a porta que camufla a escada ou o cantinho da sapateira, desenhado especialmente para a cliente. O projeto segue um conceito delicado, com nuances de verde, plantas e madeira, um estilo original e aconchegante que exalta a brasilidade e proporciona a sensação de tranquilidade.
O escritório e a cliente apreciam móveis com materiais de reuso, a exemplo dos bancos que foram feitos com a madeira reaproveitada da escada do apartamento. Essas peças versáteis podem estar em vários ambientes, mas na varanda ajudaram a criar um cantinho para ler, tomar sol ou reunir os amigos desfrutando da paisagem.
Cozinhas com ótimas soluções de armazenamento deixam a vida mais prática e, claro, não desperdiçam nenhum centímetro do ambiente. Neste projeto, os armários foram planejados para cada necessidade da moradora.
Para a máquina de lavar roupas não conflitar com o funcionamento da cozinha, a área de serviço foi transferida para um canto do ambiente onde ela conseguiu ser camuflada com a marcenaria sob medida e mimetizada com dobradiças e trilhos.
O lavabo atende todos os requisitos de um ambiente convidativo e acolhedor. Além de traduzir a personalidade e delicadeza da moradora, a porta de entrada é discreta, também mimetizada e encanta a qualquer um que passa. A bancada é grande e em quartzo branco, as paredes são revestidas com um porcelanato que simula granilite, para deixar o ambiente mais “vivo”, e as luzes são amareladas, para proporcionar o conforto necessário ao uso do ambiente. O espelho é em formato orgânico.
Subindo para a área íntima do apartamento, temos a escada. Os degraus e espelhos foram revestidos com madeira maciça e, na parte inferior da parede, balizadores iluminam cada degrau.
Antes de entrar aos quartos, temos o hall íntimo, que se tornou um espaço bem útil para a cliente. Repare que um canto sem uso ganhou um móvel desenhado pelo escritório – ele tem bastante espaço de armazenamento para livros e vários outros itens, além do nicho onde a moradora pode deixar a cafeteira à vista. É interessante não precisar descer até a cozinha para tomar um café.
Um dos prazeres da moradora é receber bem as visitas. E o ‘recepcionar com carinho’ dela significa ter um quarto especial para os hóspedes. Esse ambiente conta ainda com um closet corredor, que dá acesso ao banheiro.
Como a cliente também trabalha em casa, o quarto de visitas foi escolhido para planejar o home office. A mesa desenhada pelo escritório não apenas aumenta de tamanho, como permite que a moradora possa voltar o móvel para a melhor vista, desfrutando da paisagem da Vila Madalena. Para isso, um tampo de madeira, com estrutura de serralheria e rodízios de silicone foi utilizado: assim, a peça resulta em um L que, quando ampliada, se movimenta com bastante facilidade. Ao segregar o closet do quarto, a porta de madeira com palhinha, que remete ao mesmo estilo da sala de estar, foi instalada.
Quando falamos em banheiro de hóspedes, os cuidados devem ir além da escolha dos itens essenciais como toalha de banho, de rosto e outros. É preciso um espaço confortável para que a visita se sinta bem e acolhida. Os mesmos conceitos usados no lavabo e em toda a casa, continuam neste ambiente. No cômodo, um painel ripado verde menta reveste o espaço do espelho, novamente em formato orgânico. Marcenaria e palhinha também estão presentes.
A suíte principal exibe originalidade e conforto – desde a porta com vidro canelado que dá acesso ao closet, até a posição em que o ar-condicionado foi instalado e o mood retrô se dá por conta da madeira e serralheria presentes no quarto.
Sob a bancada com cuba dupla no banheiro da suíte, o gabinete ripado cria uma textura em sincronia com o porcelanato ondulado rosa queimado, cor que tem tudo a ver com o estilo da moradora.