O projeto do escritório da Tecban Rio de Janeiro, de 580 m², teve como base o conceito da imagem corporativa da empresa, que desenvolve tecnologia para bancos, além de um estilo de decoração mais leve e descontraído, que combina perfeitamente com o clima carioca.
Toda a sua infraestrutura é aparente (laje, vigas, pilares, fiações, etc). Além de possuir um visual único, e combinar com a proposta de arquitetura pensada, também agrega vantagens. Um dos recursos que mais chama atenção é a laje nervurada, que ficou exposta em todo o projeto, para evitar o uso de forro, que reduziria a altura do pé-direito, que já era baixo.
Logo na entrada, a mesma madeira usada em painéis e portas, o cumaru trend compõe um visual clean. No piso, o vinílico cinza, em placas, facilita a necessidade de mudança e manutenção, além de influenciar no isolamento térmico e acústico. A iluminação de led valoriza teto, paredes e a logomarca da Tecban. O uso de baias baixas evidencia o conceito de Open Space.
A presença de cores fortes é um dos destaques da decoração. O vermelho e o cinza, que representam a marca, ganharam espaço no mobiliário, carpete e piso vinílico. Um tom de azul bem alegre também foi escolhido para a área de refeições, que ficou lúdica.
A comunicação visual também foi pensada com carinho. Adesivos revelam frases motivacionais e revelam pontos turísticos cariocas como o Cristo e o Corcovado, para trazer inspiração e criatividade aos colaboradores. O conceito da Biofilia (bios - vida e philia – amor), que representa trazer o verde e a conexão com a natureza para os espaços, também foi bastante explorado.
Os ambientes de reuniões e encontros foram divididos em vários espaços. Pequenas salas são dedicadas às reuniões informais, que ficam abertas, sem divisão, e servem para conversas rápidas e de poucas pessoas. Há também uma sala de reuniões de tamanho médio, que fica no meio do escritório, com um visual mais despojado, e um painel de madeira ripada que cria um efeito de “forro flutuante”. Logo ao lado há uma sala de treinamentos repleta de mesinhas.
Por fim, com vista privilegiada para o Corcovado, a sala de reunião da diretoria, com um visual mais tradicional, parece ser abraçada pelo skyline carioca. Seja para atividades virtuais ou presenciais, o espaço recebeu toda tecnologia necessária, a partir de um sistema de vídeo conferência, além de isolamento acústico em paredes e forro.