SBT – Salão de Beleza

SBT – Salão de Beleza

Comercial

Salão de beleza ganha transformação rápida no Programa Eliana. A partir de uma reforma em 3 dias, o arquiteto Bruno Moraes dá vida ao sonho de uma cabeleireira de mudar completamente o seu ambiente de trabalho.

Para dar início oficialmente a 2022, o arquiteto Bruno Moraes, do escritório que leva seu nome, realizou, neste ano, a sua primeira reforma para o Programa Eliana, do SBT. Essa é a sexta transformação que ele faz para a atração da TV. Desta vez, o desafio foi reformar um salão de beleza em apenas 72 horas, da cabeleireira Neiva Souza, que desde muito jovem começou a trabalhar na área. Bruno e sua equipe conseguiram tornar o ambiente mais acolhedor e produtivo, por meio de simples mudanças, que qualquer pessoa pode repetir em casa.

Se engana quem pensa que é preciso gastar muito dinheiro para repaginar um ambiente. O ditado “Menos é mais” combinou perfeitamente com a transformação realizada no Salão de Dona Neiva. Logo que chegou ao local, o arquiteto percebeu que o ambiente tinha muito informação, o que deveria gerar um certo desconforto. Paredes e acessórios muito coloridos, mistura de tintas e texturas diferentes, grande quantidade de objetos empilhados, distribuição incorreta entre os espaços do estabelecimento, móveis que não combinavam com a decoração etc.

Dessa maneira, o primeiro passo da equipe, além da reforma propriamente dita, foi também de organizar o espaço com o objetivo de deixá-lo mais harmônico. “Não é preciso investir em móveis, revestimentos e objetos de decoração caros para isso, apenas é necessário ter um padrão em mente, para que todos os elementos se conversem corretamente. Por exemplo, no caso dos nichos, cada um era de uma madeira diferente. Por isso, nós pintamos todos da mesma cor para reaproveitá-los”, conta Bruno.

Como o estabelecimento realiza atividades de estética, manicure e depilação, além da venda de lingeries e calçados, o ponto de partida foi reorganizar e distribuir melhor cada um dos espaços, de forma que ficassem mais funcionais e, ao mesmo tempo, também garantissem privacidade em cada uma das atividades. “Dividimos o estabelecimento em alguns setores, o salão principal para cortar e pintar o cabelo, uma salinha para os procedimentos estéticos, um cantinho do café, a área de espera e check-in, além do lavabo. Todos eles foram reformulados”, conta.

Como dito no exemplo anterior, para quem não pode gastar muito na reforma, uma solução é usar a criatividade por meio de pinturas, troca de peças, e pequenos consertos em móveis e objetos. “Nós reutilizamos a maca da sala de depilação, pois se encontrava em boas condições. Para isso apenas a pintamos novamente com uma cor que combinasse melhor com a decoração”, diz o profissional.

Outro aspecto importante foi a iluminação, pois a escolha da lâmpada correta interfere diretamente no trabalho da cabeleireira ou da manicure. “É necessário comprar modelos com o índice de reprodução de cor próximo de 100, pois essa característica garante que as cores não sofrerão nenhum tipo de mudança de acordo com a luz do local. Isso é essencial para quem está pintando o cabelo ou a unha de sua cliente”, conta Bruno. “Os IRCs acima de 80 já apresentam boa fidelidade de cores, mas para quem trabalha com estética, quanto mais próximo da qualidade total, é melhor”, completa!

As instalações elétricas do estabelecimento também foram refeitas, de forma a garantir a segurança de todos. O arquiteto conta, que ao chegar no local havia uma verdadeira bagunça de cabos e fios, no chão e nas paredes, portanto houve uma revisão geral de tudo. Além disso, também foram trocados todos os acabamentos de tomadas e interruptores de luzes, para tornar a decoração mais clean.

Para finalizar, Bruno conta um dos momentos mais emocionantes da reforma. “A troca da cadeira do salão por um modelo profissional, assim como da tv de tubo para uma de led, representou muito para a dona Neiva, pois eram itens que há muito tempo ela gostaria de incluir no seu cantinho de trabalho. Agora ela proporciona mais conforto para ela e para todas as suas clientes. É muito satisfatório poder contribuir com a realização de sonhos”, conta o arquiteto.

  • Fotógrafo:Acervo Pessoal
  • Metragem:30 M²
  • Local:Diadema - SP
  • Obra:Bruno Moraes Arquitetura
  • Projeto:Bruno Moraes Arquitetura