Neste projeto de retrofit da unidade Tecban - Bela Vista (empresa de tecnologia bancária), a nossa equipe realizou uma série de melhorias importantes. Entre as mudanças realizadas estão a criação de uma interligação entre os dois prédios da empresa, uma área de descompressão para os funcionários, reforma da portaria, das escadas e dos corredores. Também incluímos uma decoração moderna e contemporânea, com foco no estilo industrial, mas sem perder a sensação de bem estar e acolhimento.
Na interligação entre os prédios, um dos pontos principais do retrofit, a solução foi realizar o acesso pelo subsolo, em um espaço antes utilizado como depósito de produtos e de maquinário elétrico. Após estudos, foi verificado que a área seria perfeita para a realização do nivelamento entre os imóveis.
No corredor da interligação foi inserido um painel de madeira, com a função de esconder esses equipamentos dos funcionários que passam por ali. Também foi colocado um revestimento à prova de sons e chamas.
Ao lado do corredor, também no espaço do antigo depósito, foi criada a área de descompressão para os funcionários, que ganhou uma arquibancada (que serve como espaço de leitura e descanso), parede lousa, mesas de jogos, TV com vídeos games, sofás modulares, poltronas confortáveis, etc. O layout e todos os seus elementos foram pensados para serem utilizados de forma dinâmica e variada - desde um momento de descontração até mesmo para um workshop ou atividade em grupo. A comunicação também ganhou destaque nesse ambiente por meio de frases motivacionais e ligadas à tecnologia.
Por estarem localizados no subsolo, esses espaços – interligação entre os prédios e área de descompressão – não tinham a ventilação e a circulação de ar adequadas para receber grande quantidade de pessoas. Por isso foi necessária uma verdadeira transformação para que o local tivesse uma estrutura segura e adequada. Após alguns estudos, a solução foi fazer um sistema de captação e renovação de ar, além de um novo sistema de climatização.
Um tema que também teve muita importância no projeto foi a questão da acessibilidade, com o intuito de que todos os funcionários tivessem autonomia de circular pela empresa com tranquilidade. Entre as alterações ocorridas estão uma plataforma para cadeirantes; um piso guia para deficientes visuais; a reconstrução de uma escada que não era acessível, além da inclusão de pisos antiderrapantes.
Por fim, o projeto também ganhou dois belos jardins – um perto da escada e o outro no corredor de interligação (esse último um jardim vertical com o logo da empresa que foi feito todo de musgo).