Casa de Campo.
Utilizamos muitos elementos naturais extraídos do próprio terreno e soluções sustentáveis.
O projeto é constituído por diversos materiais recicláveis e soluções passivas para se obter ventilação e iluminação natural. A parede da sala de estar e da varanda foram feitas com tijolos de demolição de um casarão antigo, assim como todas as madeiras que compõe o guarda corpo e o piso dos quartos são de demolição.
Toda a pintura externa foi desenvolvida na própria obra, misturando terra, com cola branca, óleo natural e outros ingredientes. Com a tinta caseira feita de terra, foi possível pintar toda as paredes externas da residência a um custo aproximado de R$100,00.
A posição da casa não é aleatória, ela foi implantada de acordo com o movimento que o sol faz sobre o terreno. As áreas muito quentes, como a cozinha, ficam na fachada sul, onde não bate insolação, deixando o ambiente bastante fresco. Já os quartos recebem sol o dia inteiro sobre as paredes dos guarda roupas, assim é possível evitar o aparecimento de mofo sobre as roupas.
Uma das paredes da sala fica totalmente abaixo da terra, não foi possível ter uma janela para fazer a ventilação cruzada, então se fez uma abertura no telhada que funciona como um exaustor natural, sem custo nenhum com energia, conseguiu-se renovar e levar todo ar quente da casa para fora. O objetivo é que a residência reflita o mínimo de impacto ao meio ambiente, até seu esgoto é tratado no local.
No terreno não foi executado nenhuma modificação, a casa se adequou a topografia, como se ela fizesse parte do contexto natural.