Escritório Aster

Escritório Aster

Corporativo

Com 150 m², o escritório da Aster Capital, empresa de investimentos financeiros, está próximo de um centro comercial importante, mais especificamente na rua Tabapuã, a uma quadra da Faria Lima. Logo no hall do elevador, já conseguimos visualizar a identidade visual e logomarca da Aster. O revestimento de madeira vem de dentro da recepção para a parte externa e conta com uma iluminação indireta, que segue do piso ao teto.

O escritório possui uma recepção intimista e acolhedora. Para o piso de espaços corporativos, gostamos muito de usar opções práticas, seja na instalação e manutenção. Aqui, elegemos o vinílico, que tem um visual de madeira incrível. Outro destaque está na parede, veja que a parte onde temos o logo da Aster Capital é um painel de laca um pouco mais espesso, possibilitando que a gente criasse uma luz de led que valorizou o espaço. No teto, temos também trilho com spots, para evidenciar o logo.

No lavabo do escritório, uma mistura dos estilos rústico e industrial. Enquanto a cuba está apoiada sobre a bancada de madeira rústica, temos um mix de acabamentos metálicos pretos na torneira, na moldura do espelho e no pendente. Para dar um ar mais cênico, aplicamos papel de parede com um tom mais fechado.

No espaço do Staff da Aster, do lado da operação do escritório, seguimos o conceito Open Space, ou seja, todos os sócios usufruem das mesas de trabalho juntos com os funcionários – não existem salas com divisórias, baias ou mesa maiores. Uma das vantagens desse conceito é a integração proporcionada entre diretores e equipe, que se comunicam com mais eficiência e criam uma integração absoluta entre todos os setores da empresa. Para o piso, usamos o vinílico nas circulações e o carpete na área de trabalho.

Ao lado das estações de trabalho, planejamos um móvel versátil, que ocupa quase toda a parede (3,40m x 2,5m e 45 cm de profundidade) e funciona como bancada para a impressora, livros e pastas importantes, além de organizar (atrás das portas) vários documentos. Importantíssimo: antes de projetar, temos que saber exatamente qual será uso do local, pois é necessário pensar em toda a elétrica, deixando tomadas nas voltagens específicas dos equipamentos. Vejam que adicionamos também uma luz de led para dar uma graça ao mobiliário, ajudando também na visualização de tudo.

Nas salas de reuniões e onde fica a operação do staff, instalamos carpete de nylon e forro mineral no teto, contribuindo para o conforto acústico (eles não deixam reverberam o som). Sem divisórias entre as mesas, o conceito Open Space proporciona uma ampla comunicação e a oportunidade de interação de todas as áreas. Por isso, um conforto acústico eficiente se torna ainda mais importante.

O escritório da Aster é dividido em dois eixos. Do lado direito, encontram-se as salas de reuniões e banheiros e, do lado esquerdo, concentramos toda a operação do escritório e as salinhas de Call. Essa segregação proporcionou organização e praticidade para transitar entre os ambientes. Importante falar também dos vidros duplos, que usamos entre as salas, aumentado a transparência e a integração dos espaços.

A sala de reunião é onde os sócios e funcionários discutem ideias, recebem clientes e fecham negócios. Em áreas assim, em que as pessoas trabalham e realizam suas reuniões, instalamos o carpete de nylon para que deixasse tudo mais confortável e acolhedor. No projeto luminotécnico, instalamos pontos de luz em diferentes partes do teto para que todo o ambiente ficasse bem iluminado, contribuindo também para a produtividade dos processos ocorridos ali dentro.

A maior sala de reunião fica numa área de 18,20 m². Para deixar o ambiente receptivo e elegante, a mesa revestida de madeira, juntamente com o painel da TV, traz essas sensações. No móvel ripado sob o painel, os sócios podem organizar as pautas a serem discutidas nas próximas reuniões.

É comum ver salas de reuniões simplistas e sem muitos detalhes, mas, no conceito da Aster Capital, investimos em muita madeira, divisórias de vidro com perfil metálico preto e carpete nos ambientes de trabalho. Nas prateleiras ao lado da TV, os objetos de décor deixaram o espaço descontraído e sem aquela estética das salas de antigamente.

Numa empresa onde ocorrem muitas reuniões o dia todo é imprescindível ter mais de um espaço para realizar esses encontros com clientes e equipe. Por isso, esta pequena sala de reunião foi mais que necessária para a Aster. Aqui podem ser feitas as reuniões de pautas operacionais ou de outros processos do staff.

Fechamos o projeto com esta copa que reúne os funcionários nos horários de refeições e naquele café da tarde, entre uma reunião e outra. Seguindo a estética de madeira na marcenaria, o espaço acomoda a todos com muito conforto. Por ser uma área de circulação diária, instalamos o porcelanato, que é super fácil de limpar.

  • Fotógrafo:Luis Gomes
  • Metragem:150 m²
  • Local:Faria Lima
  • Obra:BMA Studio
  • Projeto:BMA Studio