Apartamento Jardins

Apartamento Jardins

Residencial

Apartamento mistura com harmonia móveis clássicos, elementos rústicos e industriais

Materiais como madeira de demolição e bricks figuram em composições com concreto e serralheria no apê de 150 m²

Depois de uma temporada nos Estados Unidos, a família – um casal com duas filhas pequenas – voltou ao Brasil e arrematou este apartamento de 150 m², em uma das ruas mais arborizadas dos Jardins, em São Paulo. Apaixonados por diferentes estilos, os donos conquistaram ambientes com uma atmosfera absolutamente eclética, harmonizada pelo projeto.

Sob um mesmo teto convivem móveis clássicos e de design moderno, elementos com ar industrial e materiais rústicos, paixão dos moradores, a exemplo dos bricks nas paredes e da madeira de demolição em prateleiras e bancadas. É justamente essa mistura que torna a decoração tão rica e interessante.
Sem dúvida que o fato de o imóvel, dos anos 1970, não ter passado por grandes remodelações antes de ser adquirido pela família facilitou as tarefas. A arquitetura era generosa, a iluminação natural farta, mas os ambientes eram compartimentados, inadequados para o viver contemporâneo de pais e filhas.

Para integrar a ala social, com sala de jantar, estar, cozinha e bar, o antigo corredor foi demolido. Já o living ganhou paredes cinza e piso de madeira cumaru, que reforçam a união entre os espaços. Na entrada do apartamento, a parede de tijolinhos faz fundo para a sala de jantar, enquanto o conjunto de mesa e cadeiras é pontuado por dois lustres marcantes. Para dar um toque moderno, as cadeiras das cabeceiras têm assento com tecido estampado. Graças a uma porta de correr, o bufê se abre e se transforma num pequeno bar espelhado. A poltrona Eames com pufe, a luminária de piso e a mesa de apoio formam o canto de leitura.
O estar incorpora o estilo eclético do apartamento, com sofá de couro em capitonê e dois pares de poltronas ao redor da mesa de centro, em vidro e madeira. O mobiliário foi posicionado sobre três tapetes sobrepostos, artifício que dá um toque arrojado à sala.

As portas de correr, já existentes no apartamento, escondem a sala de TV e o home office. Lá, o sofá recheado de almofadas e o tapete geométrico dão o aconchego necessário para assistir filmes e séries, enquanto o móvel da TV também serve de apoio para a mesa de trabalho.

No espaço que antes pertencia à cozinha, criamos um gostoso cantinho de bar e café. Ali, as prateleiras de madeira de demolição e a parede preta contrastam com a marcenaria em estilo provençal e a bandeira com ar retrô.

Bricks produzidos com mármore impermeabilizado possibilitam criar o efeito de tijolinhos na cozinha, com bancada de quartzo branco. Mãos francesas em estilo de fazenda dão suporte para as prateleiras, já os pendentes industriais e o porcelanato com aspecto de concreto trazem modernidade para o ambiente.

Reforçando a estética rústica do projeto, granito levigado em estado natural faz fundo para a bancada de madeira de demolição do lavabo. O papel de parede e o mesmo porcelanato usado na cozinha completam o décor.

Em toda a área social, o projeto luminotécnico foi trabalhado com spots embutidos e trilhos. O apartamento conta com um sistema de automação que memoriza as cenas de iluminação e permite mudá-las rapidamente. O sistema também inclui funções como tocar música e fazer pedido de compras no supermercado.

Inspirada nas antigas casas europeias, a parede da cabeceira do quarto do casal é ornamentada com um mosaico de pedras naturais. Pendentes industriais e o closet de portas espelhadas criam um contraponto no ambiente. Já o banheiro é um verdadeiro spa particular, equipado com ofurô de madeira e boxe do piso ao teto, capaz de transformar o banho em sauna.

O papel de parede com estampa geométrica, em tons suaves de cinza e marrom, é complementado por lambris no quarto das irmãs. Elementos lúdicos, como as camas em formato de casinhas, e coloridos, representados pelos fios de luz cor de rosa e pelo tapete geométrico verde, alegram o ambiente.

Já o quarto de brinquedos se transforma em quarto de hóspedes graças à cama embutida na marcenaria. Para permitir a circulação dos convidados, a bancada de estudos pode ser recolhida. Caixas com rodízios deixam os brinquedos à mão para as horas de lazer das meninas.

  • Fotografia:Luis Gomes
  • Metragem: 150 m²
  • Local:Jardins . São Paulo