Áreas bem aproveitadas e estilo industrial marcam o apartamento de 53m².
Marcenaria é um dos recursos que otimizam o tamanho pequeno do imóvel repaginado com cimento queimado, tijolinhos, cobogós e outros materiais bem modernos.
Este apartamento de 53m² localizado em uma rua do Ipiranga, bairro paulistano onde os proprietários cresceram, foi projetado com um estilo contemporâneo e industrial.
Com metragem enxuta, os moradores conquistaram espaço suficiente para receber os amigos, cozinhar e também para guardar as roupas dos dois. Assim, os ambientes são marcados por soluções que otimizam os poucos metros quadrados e pela estética industrial, com efeito de cimento queimado no piso e no teto, parede revestida de bricks e dutos elétricos aparentes.
No estar, a estante de vergalhão é uma das protagonistas. Ela integra visualmente a sala e o espaço da antiga varanda, que se uniu à área social depois do envidraçamento. Este móvel de vergalhão é dinâmico, com cubos metálicos iguais onde há a flexibilidade de criar prateleiras, nichos ou módulos fechados. Ela está pronta para acompanhar novas necessidades no decorrer do tempo.
As estampas coloridas do tapete e das almofadas, os objetos de decoração e as plantas quebram a sobriedade da paleta cromática e refletem a personalidade moradores. A poltrona com pufe define o canto de leitura, posicionado para aproveitar luz e ventilação naturais.
Cobogós dividem o estar e o cantinho do violão sem criar uma barreira visual. As peças vazadas escoram um móvel que faz a vez de bar e bancada. Já o painel de madeira ripada, além de elemento decorativo, funciona como porta de acesso ao quarto e também esconde o guarda roupas, que fica na sala.
Outra solução esperta para espaços pequenos é o espelho na sala de jantar, que tem tripla função: disfarçar a parede do lavabo, dar a sensação de amplitude e criar um efeito divertido com os pendentes refletidos. Ao redor da mesa, um trio de cadeiras e um banco estofado permitem receber vários convidados com conforto.
Antes da reforma, a cozinha e a lavanderia tinham o mesmo tamanho. Optamos por diminuir a área de serviço a fim de ampliar a bancada e ter gavetas extras na cozinha. O ambiente ganhou revestimento esmaltado branco, marcenaria cinza claro e tampo de quartzo branco. O cooktop fica do lado direito, mais próximo da mesa de jantar, para que os moradores possam interagir com os convidados enquanto cozinham.
Atrás da porta com estilo retrô fica a lavanderia de apenas 3 m². Para torná-la prática e organizada, foram usados o tampo com tanque embutido e o varal elétrico, acionado por controle remoto.
No lavabo, o destaque é a parede do espelho revestida com porcelanato que imita aço corten. A iluminação atrás do espelho “flutuante” realça a textura e também o pendente de corda.
Como a parede e o teto do quarto trazem o efeito de cimento queimado, a cabeceira foi executada em laca branca, material que dá leveza e uma sensação de amplitude. A frase estampada sobre a cama é da música Aonde quer que eu vá, dos Paralamas do Sucesso, e fez parte do pedido de casamento.
Intensificando a temática industrial, a elétrica do ambiente foi trabalhada com dutos aparentes e o pendente é sustentado por uma roldana metálica. O criado mudo tem acabamento em folha de freijó linheiro, o mesmo do painel ripado que dá acesso ao quarto.
O banheiro do casal acompanha as cores e materiais do apartamento, com revestimento esmaltado cinza, bancada de quartzo branco e marcenaria em madeira.