Apartamento Altez 108 m²

Apartamento Altez 108 m²

Residencial

Assim como nos trabalhos que realiza em seu escritório, o BMA Studio, o resgate da brasilidade é evidenciado em inúmeros detalhes evidenciados no projeto de arquitetura de interiores. E essa tônica não poderia ser diferente no projeto que o que o arquiteto Bruno Moraes realizou para ele sua esposa Dani Ribeiro: no coração Ipiranga, bairro paulistano conhecido pelos brasileiros como o marco da independência do país, o apartamento de 108 m² foi minuciosamente transformado para refletir funcionalidade, conforto, estética atemporal e as memórias afetivas do casal.

A integração de ambientes foi adotada para otimizar o espaço, promover a convivência e valorizar a funcionalidade. Ao conectar cozinha, área gourmet, sala de jantar, home office e a sala de estar, o profissional executou um ambiente fluido e contínuo que facilita a interação entre os moradores e os convidados. “Eu e a Dani gostamos muito de receber amigos, cozinhar e assistir a algum programa de televisão juntos, por isso esse layout faz toda a diferença no nosso dia a dia”, explica o arquiteto.

Além disso, Bruno explica que esse tipo de abordagem permite uma melhor circulação de luz e ar, tornando os espaços ainda mais amplos e arejados. No décor, cada pedacinho da reforma reflete a vivência do casal, inclusive em questões de design, como a escolha de um sofá baixo para permitir que quem está na cozinha consiga ver a televisão e participar das conversas nas salas. Outros elementos como a palhinha nos armários, a madeira de cumaru de demolição instalada no teto e os azulejos artesanais ressaltam a riqueza dos materiais e das tradições locais.

Ao entrar no apartamento, a área social abraça os visitantes com cores apaixonantes e uma decoração que entrega as memórias afetivas do casal. Aqui, o estilo contemporâneo domina, mas sem esquecer das raízes industriais presentes no antigo apartamento, que são percebidas pela presença do concreto aparente e a serralheria. O amplo painel de madeira, na cor ‘lenho’, se destaca ao vestir paredes e ocultar portas de forma sutil. “Essa solução trouxe acolhimento e elegância, principalmente à primeira vista”, diz o arquiteto.

O móvel ao lado da porta de entrada principal serve de chapelaria, deixando a rotina mais conveniente por cumprir múltiplas funcionalidades. Desenhado pelo escritório BMA Studio, foi projetado para sentar-se, calçar e tirar os sapatos a serem alocados embaixo do futon azul. Com seu olhar minucioso, Bruno também considerou um gaveteiro para armazenar itens pessoais como chaves, além de dois ganchos para pendurar casacos e bolsas.

Na sala, a marcenaria planejada por Bruno Moraes e executada pela Dell Anno, exalta a precisa combinação de funcionalidade e design. O painel recebeu prateleiras metálicas embutidas na madeira e na parte inferior o rack foi formado pela lareira ecológica – centralizada e revestida internamente pela lâmina sinterizada que protege o mobiliário das altas temperaturas –, ladeados pelos nichos vazados que acomodam os equipamentos eletrônicos.

“Quem me conhece sabe que eu gosto de usar objetos brasileiros e artesanatos locais. Há mais de oito anos, quando estava com o fotógrafo Rogério Fernandes, fui presenteado, por um indígena, com um cocar. Esse momento foi ímpar e tornou-se símbolo do que eu acredito: a valorização da natureza que reflete esse momento da minha vida conjugal”, conta o arquiteto. Ao dispor o artefato na parte central do estar, foi exatamente dele que se originaram as cores presentes na paleta: o azul, amarelo, verde e o terracota. Para completar, a poltrona de balanço acrescenta dinamismo ao ser rotacionada para todos os ambientes da área social.

O espaço de jantar é valorizado pela iluminação natural que entra uniformemente no local. Com uma mesa de madeira nogueira e um conjunto de cadeiras em madeira ebanizada e encosto de palhinha, o espaço funciona muito bem para receber ambas as famílias. Em momentos mais intimistas, pode-se reduzir a entrada de luz com as persianas automatizadas e usar apenas os pendentes com fiação aparente e cápsulas de cerâmica.

O cantinho do home office, posicionado próximo à varanda para aproveitar a luz natural, foi projetado com móveis de design brasileiro. A cadeira Larque, de jequitibá e palhinha, é um dos grandes ícones no espaço. Ao lado, uma seleção de vasos forma um pequeno jardim que emite uma atmosfera naturalista e leve. A marcenaria com nicho em estrutura metálica, semelhante a sala de TV, expõe objetos e um dos hobbies preferidos de Bruno: música.

“O violão é algo que eu gosto de tocar, principalmente nos finais de semana, e por isso quis trazê-lo para a decoração da sala. Aproveitando o espaço entre dois pilares do prédio, criei essa ‘caixa’ para deixa-lo sempre à mão”, complementa.

Unidos através da bancada, os ambientes da cozinha e área gourmet se evidenciam pela harmonia em toda a área social. Com uma lâmina sinterizada, mesmo material presente na sala de televisão, a bancada é resistente às altas temperaturas, fácil de limpar e ideal para quem gosta de cozinhar e receber amigos sem se preocupar com danos ou manchas. A profundidade foi ajustada para permitir o encaixe confortável dos joelhos e todos os espaços abaixo dela foram aproveitados com armários e gavetas. “Eu queria uma bancada que fosse até a churrasqueira, permitindo um espaço contínuo e prático e, para não perder o espaço de apoio, projetei um armário à frente das gavetas para atender como buffet”, adiciona o profissional do BMA Studio.

Ponto alto da residência, a área gourmet foi equipada com cervejeira, bar, churrasqueira e adega climatizada. A escolha de uma churrasqueira a gás reforça a necessidade de personalizar o projeto com o morador. “Apesar de costumeiramente não ser a primeira opção dos clientes, para mim foi uma preferência, uma vez que o modelo não demanda muito tempo de limpeza e pode ser usada todos os dias”, esclarece.

O espaço também contempla o móvel aéreo com nichos e prateleiras em serralheria, desenhado pelo escritório, para aproveitamento vertical. O armário com portas em grades para guardar alguns rótulos de vinhos mais jovens de maneira organizada e elegante e os azulejos da linha evidenciam um tom de terracota inspirado na natureza.

Na concepção do espaço da cozinha, ela foi separada em três partes: refrigeração, lavagem e cocção que foi conectada à bancada para aumentar a eficiência no preparo dos alimentos e a conectividade e interação. “Dessa forma alcançamos uma transição suave entre a preparação dos ingredientes e o cozimento. Com o cooktop na bancada, também facilitamos a interação com nossos familiares e amigos enquanto preparamos as refeições”, ressalta o arquiteto Bruno Moraes. Entre os detalhes sutis, a calha úmida oferece uma mini horta para guardar temperos frescos.

Ainda na bancada da cozinha, as banquetas Arturo, assinadas pelo designer Paulo Teixeira e comercializadas pela Full House, revelam uma estética contemporânea e elegante.

Na área de serviço, Bruno reduziu o espaço para aumentar a cozinha, mas planejou uma caixa de marcenaria para resguardar a infraestrutura do ar-condicionado e um varal elétrico sob medida.

No lavabo, a fusão entre elementos naturais e contemporâneos resultou em um espaço visualmente impactante. O painel de madeira, os azulejos brancos e a bancada de quartzo branco se complementam.

O segundo dormitório foi transformado em uma área de descompressão, meditação e música enquanto o bebê ainda é e encomendado. O banheiro combina praticidade e conforto com um design exclusivo do escritório.

Na suíte principal, o piso de madeira de demolição cumaru, cabeceira de lambri verde e tijolinhos aparentes evocam um clima rústico acrescido pelo forro, também de madeira. Dentro do closet, sensores de luz acendem os LEDs que cumprem o papel da iluminação sem precisar acender a iluminação geral.

Com as portas dos armários são revestidas com palhinha, uma escolha estética e funcional que permite a circulação de ar, as paredes do closet foram pintadas com uma laca fosca em um tom sutil de amarelo que se completa com a marcenaria.

O banheiro da suíte se realça com a cuba de apoio da coleção Infinity, da Roca, e um toalheiro elétrico que proporciona conforto térmico. O box foi pensado para abrir ambas as portas até o teto para não deixar o calor escapar no inverno.

  • Fotógrafo:Guilherme Pucci
  • Local:Ipiranga
  • Metragem:108 m²
  • Obra:BMA Studio
  • Projeto:BMA Studio