Apartamento Altez 74 m²

Apartamento Altez 74 m²

Residencial

Com 74 m² e entregue novo pela construtora, o apartamento Altez passou por uma reforma completa para se adaptar à rotina do morador com dois filhos. Em busca de otimizar a área social e trazer o dinamismo que a família tanto desejava, a cozinha fica aberta para o living e sala de TV, mas, ao mesmo tempo, há uma estante entre eles, que os separa sem isolá-los totalmente. Eles também ficam integrados à varanda, transformada numa gostosa sala de jantar com churrasqueira, mas desenhamos portas de correr, quando a ideia é manter a privacidade entre os espaços.

A marcenaria bem pensada pelo nosso escritório começa a surpreender desde a entrada, onde quem chama atenção é o moderno pórtico de madeira com luz de led. Inclusive, a iluminação, ora com trilho e spots, ora com plafons embutidos no forro dão sinais de dois estilos atemporais, o industrial e o moderno, que tanto o cliente como o nosso escritório nos identificamos bastante.

Nos ambientes principais, estabelecemos uma base neutra, englobando paredes, piso, cortinas e sofá, de modo a viabilizar a exploração das cores vibrantes em elementos como almofadas, mantas e poltrona. A integração estratégica das cores laranja e azul, ambas de intensidade marcante, culminou em um resultado elegante e acolhedor.

Por aqui, vários soluções fogem do convencional, em especial, o móvel do living e sala de TV. Completamente suspenso no teto, ele delimita a sala de estar da cozinha, o que era muito importante, pois a fumaça na hora do preparo de algum alimento poderia facilmente percorrer pela sala e causar desconforto em quem estiver usufruindo do ambiente. Misturamos parte de madeira e parte de serralheira, criando vãos que deixam o conjunto leve. Numa das laterais ainda conseguimos incluir um lugar para os vinhos.

Dado que a integração promove uma experiência favorável no que tange à convivência familiar e social, decidimos estender o mobiliário da TV de modo a transformá-lo na bancada para refeições. Assim, conseguimos estabelecer uma divisão sutil entre os ambientes, mantendo, contudo, uma abertura que facilita a comunicação entre a cozinha e a sala de estar.

A tonalidade azul conquistou o apreço do proprietário deste apartamento e decidimos empregá-la em todos os armários inferiores da cozinha. Mais do que isso, a marcenaria oferece bastante espaço de armazenamento, mesmo quando falamos de uma cozinha estreita e comprida, onde o layout que aproxima cooktop, forno, pia e geladeira é bem estratégico.

Na verdade, a otimização dos mínimos centímetros também foi levada à sério na varanda. Se de um lado, temos a cristaleira vertical e o móvel que serve de apoio para receber bem (além de esconder a condensadora do ar-condicionado), do outro dedicamos para a bancada com uma pequena cuba e um área de apoio fundamentais para usar a churrasqueira a gás, que não faz sujeira nem exala muita fumaça.

Na suíte principal, a ausência de armários ao lado da cama revelou-se uma considerável vantagem, uma vez que nos permitiu centralizar a cama e adicionar duas mesas laterais. Outras soluções ajudaram a vencer as dimensões compactas, como o uso de uma cabeceira com espessura mínima, concebida com medidas suficientes para sustentar uma obra de arte, posicionada atrás da cama.

A presença de tonalidades mais sóbrias representou outro elemento que contribuiu para a sensação de conforto. A combinação do verde oliva com o laranja evoca fortemente a natureza e compõe de maneira harmoniosa o quarto.
Já o quarto dos dois meninos também tem lições de aproveitamento máximo de cada centímetro, especialmente com o projeto da beliche. Incorporamos gavetões destinados ao armazenamento de brinquedos e materiais escolares, visando
aprimorar a organização. Foram desenvolvidas outras soluções criativas, entre elas, a integração das áreas de estudo e lazer e a disposição da TV numa altura adequada para atender às necessidades dos irmãos.

Fornecedores:
PortobelloShop
Casa4 Décor
Biomassa do Brasil
Yamamura
Empire Marcenaria
Granitos Moredo
Forma & Objeto

  • Fotógrafo:Guilherme Pucci
  • Local:Ipiranga
  • Metragem:74 m²
  • Obra:BMA Studio
  • Projeto:BMA Studio