Cada vez mais a tecnologia está presente para facilitar as nossas vidas. Nesse sentido, ano após ano a automação residencial vem ganhando mais força nos lares brasileiros. Por isso, hoje vamos abordar esse assunto e mostrar como uma casa inteligente pode melhorar o dia a dia de uma família e, até mesmo, promover descontos na conta de luz. Confira agora!
Antes de automatizar a casa, é muito importante contar com o auxílio de especialistas, como arquitetos, engenheiros e profissionais técnicos das áreas de elétrica e eletrônica, de forma a incluir os aparelhos de acordo com as necessidades da família, além de verificar se a estrutura do imóvel é compatível com as melhorias. Do contrário será necessário fazer uma reforma para que seja realizada uma adequação para garantir a segurança e o conforto de todos. Afinal, somente quem tem expertise no assunto poderá especificar os sistemas e equipamentos mais apropriados para o projeto.
Quando ocorre uma reforma, algumas perguntas precisam ser respondidas logo no início, para que tudo realmente seja entregue como o esperado pelos moradores. Como por exemplo: a automação será via wifi ou cabeada? Por onde vai passar o cabeamento, pelo forro ou parede? Haverá uma central de automação? Onde essa central pode ser escondida? Que tipos de equipamentos serão instalados? Haverá lâmpadas dimerizáveis? O cliente deseja incluir um controle de voz igual a Alexa ou Google Home? Serão instalados roteadores de internet e repetidores de sinal? Etc.
Muitas pessoas alegam que a automação residencial inicialmente é cara. No entanto, é preciso pensar nisso como um investimento a médio e longo prazo, que proporcionará muitas facilidades na rotina, além de evitar o desperdício de energia.
Com a automação e a Internet das Coisas (IoT) é possível ter controle de tudo pelos smartphones. Com a instalação dos sistemas de automação residencial, por meio de um aplicativo, o morador possui liberdade para resolver tudo por meio de um clique: desde o acionamento de uma lâmpada, a dimerização da luz de um ambiente, o funcionamento da Smart TV ou, quem sabe, até da geladeira ou cafeteira, deixando a rotina mais redonda.
Outro ponto positivo, é que automação evita que esses aparelhos fiquem funcionando sem necessidade, como a TV, o rádio, o ar-condicionado, etc. Dessa forma, é possível ligar ou desligar esses itens de forma integrada, para que não fiquem ativos enquanto a pessoa estiver fora de casa.
São várias as vantagens de uma fechadura digital, a começar pelas mais óbvias como o fato de não precisar mais carregar chaves, nem correr o risco de esquecê-las e ficar para o lado de fora de casa. Porém, a tecnologia vai muito além disso, os modelos mais modernos já vêm com acesso à internet e aplicativos, em que o produto também poderá ajudar em casos que alguém precise abrir a porta na sua ausência.
Por exemplo, é possível interagir à distância, caso tenha um prestador de serviço que precise do acesso imediato ao local, ou para casos de emergências – caso alguém da sua família esteja passando mal e precise da chegada de um médico. Assim, é possível abrir a porta mesmo distante do endereço, pelo aplicativo, sem ter que cadastrar as digitais ou passar senha para ninguém. Fique de olho: Várias dessas fechaduras já vêm com alarmes de segurança! Na hora de escolher, busque as informações técnicas.
Esse é um item que deve ser pensado desde o início do projeto. Você precisa esquematizar como será o seu sistema de vigilância residencial, com alarmes, câmeras, portas e portões automatizados, entre outras ferramentas, para então indicar quais pontos receberão esses equipamentos, antes de começar a obra. Assim, futuramente, você terá uma casa mais segura contra roubos e invasões.
As câmeras também são essenciais para o monitoramento de rotina, especialmente para quem tem idosos e crianças em casa. Enquanto os parentes vão trabalhar fora, muitos deles costumam ficar com babás e cuidadores. Por essa razão, alguns clientes solicitam a instalação de um sistema de monitoramento, para acompanhar tudo o que está acontecendo, mesmo de longe.
Também precisamos citar a importância desses sistemas, principalmente para os idosos que moram sozinhos, ou aquelas crianças mais crescidinhas, que já ficam um tempo em casa sem os pais. Há alguns aparelhos, como um simples relógio ou celular mais básico, por exemplo, que basta o acionamento de um botão para que os familiares sejam avisados de eventuais problemas via internet.
Geralmente, o controle da luminosidade é um dos primeiros passos de quem busca uma casa inteligente. A partir de uma programação especial, a automação permite que as luzes fiquem acesas somente quando e onde o usuário deseja. Dessa maneira, menos energia é gasta durante o dia, exceto em dias nublados, ou em algum cômodo que tenha maior necessidade de luz mesmo. Assim, conforme a noite for chegando, é possível programar um horário para o acionamento das demais luzes.
Já para quem gosta de criar cenários especiais, também é possível mudar a intensidade e os efeitos de iluminação a partir da automação. Por exemplo, para quem deseja fazer um encontro em família ou preparar um jantar romântico, há um tipo de luz ideal para cada ocasião. Por isso, quando o projeto ainda estiver em sua etapa inicial é muito importante já ficar atento a todas as possibilidades que aquele ambiente permite.
Ainda falando em iluminação, a instalação de sensores de presença é garantia de economia, afinal essa tecnologia fará o controle das lâmpadas, de forma que não fiquem acesas sem necessidade. Então, somente quando alguém chegar perto é que a luz irá acender e, depois de um tempo de inatividade, ela irá se apagar sozinha. Da mesma forma, para evitar acidentes, principalmente em residências com idosos ou crianças, a automação evita que os moradores entrem em ambientes escuros, pois as luzes acendem de forma automática ao perceber a presença de alguém.
Você acha que a conta de luz está vindo muito cara? Pois saiba, que alguns sistemas de automação mais modernos já permitem um estudo mais aprofundado do consumo, com o intuito de ajudar no controle mensal. Afinal, é compreensível que os moradores fiquem preocupados com o acréscimo na conta de energia elétrica e não saibam exatamente como realizar esses acertos na rotina. Nesse quesito, a automação é uma aliada por conta da visão analítica sobre o consumo de cada ambiente.
Criado há 14 anos, o escritório é comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios, como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, considerado o maior projeto sustentável da América Latina.
O escritório atua nas áreas de gerenciamento e execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra, cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca BMAStudio tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de decoração e arquitetura do Brasil. Desde 2019 participa do quadro de decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2022 assina novamente a reforma de novos ambientes.