SBT Programa da Eliana – Sorocaba

SBT Programa da Eliana – Sorocaba

Residencial

Estivemos presente no Programa Eliana, do SBT, para mais uma obra repleta de emoções. Desta vez, comandei a reforma do quarto da jovem Aline Cruz, de 22 anos, que tem uma história de vida de muita luta. Ela trabalha como cover do cantor Michael em eventos variados, mas também ajuda a sua família a sobreviver com a venda de bolos nos faróis da cidade de Sorocaba, sempre vestida como o personagem.
Assim, elegemos soluções rápidas, práticas e acessíveis para transformar o quarto que Aline divide com seu filho Heitor, de 5 anos. Buscando sempre incluir ideias que as pessoas possam fazer em casa depois de assistir ao programa.
Ao chegar no local, alguns desafios foram encontrados como infiltrações, pisos e paredes irregulares, além de instalações elétricas com problemas. O quarto era apertado, mãe e filho dormiam na mesma cama, e o estilo de decoração tornava o ambiente ainda menor, como por exemplo cores fortes e o piso estampado. Tudo isso somado ao fato do tempo curto de obra, em razão de ser um programa de TV. Portanto, nós do escritório tivemos pouco tempo e muito trabalho, desde o momento de listar tudo o que precisava ser mudado até começar a colocar as mãos na massa.
Além das melhorias necessárias para o dormitório, o nosso foco desde o início foi trazer a temática do carinho da Aline pelo Michael Jackson e o fato dela viver disso também. Tanto que incluímos uma penteadeira camarim, com luzes em volta do espelho igual aos camarins dos artistas. Também separamos algumas fotos dela vestida de Michael em algumas ocasiões e colocamos em quadros.
Apesar da metragem reduzida (pouco mais de 10 m²), o quarto foi bem pensado e cada cantinho aproveitado. Dividimos o ambiente em duas partes, uma da Aline e outra para o filho, com uma cama de solteiro para cada um. Os armários foram dispostos no meio do dormitório. Então, ainda houve espaço para a penteadeira, sapateira com portas ripadas e uma pequena escrivaninha, pensando principalmente para os momentos de estudos e desenhos do Heitor. Cada cama ainda ganhou um nicho, que fica localizado logo acima da área de dormir, para que mãe e filho possam colocar seus objetos pessoais e decorativos.

Mais Algumas Soluções Econômicas e Rápidas:
- A distribuição elétrica foi toda feita com perfis e conduits metálicos aparentes, por isso não houve a necessidade de quebra-quebra e tudo foi resolvido em um único dia.
- Para a pintura do quarto (ao invés de fazer um painel, ou incluir um papel de parede, que são mais caros), a ideia foi pintar uma faixa colorida na parte inferior da parede, uma alternativa que é barata e criativa, basta aplicar uma tinta para dar mais vida para o quarto e mesclá-la com uma cor neutra.
- Com relação às portas do guarda-roupa, Bruno achou uma solução econômica e diferente. “Para quem não quer gastar com puxador e ferragens, uma ideia interessante é criar pequenos espaços livres para puxar as portas, que podem ser cortadas pela marcenaria”.

  • Fotógrafo:Acervo pessoal
  • Local:Sorocaba - São Paulo - SP
  • Projeto e Obra:Bruno Moraes Arquitetura